Como criar codorna em casa para produção de ovos

A primeira dica é que antes de iniciar sua criação de codornas é que você pense bem sobre o assunto.

Apesar de ser uma atividade considerada fácil, depois de toda estrutura montada, você terá que dispor de tempo para cumprir as rotinas diárias como por exemplo: limpar as gaiolas, retirar a produção de ovos, alimentar e verificar a água, entre outras tarefas.

Se você dispõe do tempo então veja algumas dicas de como criar  codornas, iniciando sua produção de ovos em casa.

  1. Espaço

Depois do tempo, espaço é um dos principais requisitos. Você vai precisar de espaço, como um quintal, por exemplo, para pendurar as gaiolas.

Abaixo das gaiolas o espaço deve estar limpo e livre, pois será necessário colocar palha que servira para receber os excrementos.

  1. Gaiolas

Muitos criadores utilizam até mesmo gaiolas para coelhos. A dica é que você adquira gaiolas que são especificas para codornas pois são projetadas para prevenir doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de fezes. Não esqueça de colocar o ninho para a postura dos ovos.

  1. Local das gaiolas

A escolha do local é muito importante pois as gaiolas devem ter acesso a luz (de preferência natural) e ao mesmo tempo precisam ficar protegidas da chuva e do vento. Outro detalhe importante é proteger as gaiolas dos predadores.

Se você não dispõe de muita luz solar (principalmente no inverno), coloque pontos de luz no entorno das gaiolas para que a produção de ovos não diminua.

Em média, para uma boa produção, são necessários quinze horas de luz diariamente.

  1. Aves

Você poderá iniciar sua criação com os casais de codornas ou com ovos fecundados. Para iniciantes o risco é menor adquirindo as aves.

Pesquise antes de comprar de acordo com a sua região e adquira as poedeiras. Uma espécie de codorna recomendada é a Coturnix. Entre 6 e 8 semanas já iniciam a postura dos ovos (1 por dia).

Compre 2 fêmeas para cada macho e mantenha-os separados.

  1. Alimentação das aves

A alimentação das aves deve respeitar cada fase. Até os 15 dias ela recebe a ração inicial (procure comprar a codorna com pelo menos 15 dias).  Dos 15 aos 60 dias ela vai precisar da ração de crescimento. Depois disto será a ração de postura. Procure uma ração de qualidade e mantenha a marca, as trocas podem trazer problemas de metabolismo.

Seja para consumo próprio ou para comercio a produção de ovos de codorna é uma atividade que pode lhe proporcionar muito prazer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *