Porque as mulheres sofrem mais com varizes?

Muitas mulheres nem imaginam, mas, realmente, as varizes, aquelas veias azuladas, que acabam ficando deformadas e visíveis, são mais comuns entre as mulheres.

Pois é, injustiças à parte, não basta serem antiestéticas, as varizes, também, causam incômodo, inchaço e, até dores, e surgem, geralmente, nos membros inferiores (pernas e pés).

O grande culpado são eles, os hormônios, seguido de fatores genéticos e da obesidade.

Porque as mulheres sofrem mais com varizes

Os hormônios têm muita influência no organismo feminino, de uma forma geral, como em relação à osteoporose, entre outros problemas femininos, assim, eles também são responsáveis pela predominância feminina das varizes.

Pois é, as varizes acometem mais as mulheres, justamente, devido à ação dos hormônios femininos.

Assim, ciclo menstrual, reposição hormonal, gravidez, são fatores de risco para a chegada das malditas varizes. 

Tratamento das mulheres

É importante saber que, mesmo a ocorrência das varizes sendo maior entre as mulheres, o tratamento da doença com os homens não é diferente.

Mas, por outro lado, embora elas sejam as maiores vítimas do problema, as mulheres costumam se tratar mais cedo, e levar mais à sério o tratamento, tanto pela questão estética, tanto pela cultural, visto que os homens só tendem a buscar ajuda profissional quando o problema já está mais grave, causando dores e interferindo na qualidade de vida.

Também tem o fato de ser mais comum as mulheres descobrirem mais cedo as varizes, tanto pelos próprios cuidados diários, ou por costumarem depilar os membros inferiores, sendo mais fácil perceber os vasinhos.

O fato é que as mulheres procuram ajuda ou tratamento mais cedo, são rápidas em pesquisar no Google o que fazer ou procurar por produtos como cremes, algumas buscas comuns que costumam fazer:

Dentre outros…

Varizes e gravidez

Que a gravidez é um momento especial na vida de toda mulher, disso ninguém duvida, mas o que quase ninguém fala é que esse momento também pode exigir muitos cuidados. E um deles é, justamente, com as varizes, tão comuns neste período de vida da mulher.

Como já foi dito, pela grande quantidade de hormônios circulantes neste período, o surgimento de varizes é muito comum. Soma-se a isso, o sobrepeso, o sedentarismo, e o não uso de meias elásticas, isso tudo acaba favorecendo a presença das varizes durante a gestação.

Por isso, o indicado é que a futura mamãe já comece a tratar as varizes antes mesmo da gravidez, justamente, para evitar a possibilidade de tromboses, flebite e alguma outra doença grave.

Claro, não é preciso se desesperar, sendo possível evitar complicações, para isso, no entanto, basta a futura mamãe tomar algumas precauções, como procurar usar meia elástica (sob orientação de um angiologista ou cirurgião vascular), evitar o sedentarismo, ou mesmo, ficar muito tempo em pé ou sentada “parada”.

Pronto, com essas simples medidas, já dá para garantir uma gravidez mais saudável, sem o risco de complicações tromboembólicas, decorrentes das varizes nos membros inferiores, e poder curtir esse momento tão especial.

Leave a Reply